Dra. Fernanda Valente | Reprodução Humana SP | WhatsApp
Agendar Consulta | (11) 99991-2499 | Telefone: (11) 3842-9532
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

O que é varicocele?

336


A região testicular tem uma complexa anatomia. Além dos testículos, há também uma estrutura chamada cordão espermático, que os sustenta na bolsa testicular, formada pelos epidídimos e pelos tecidos que o circulam do abdômen até o testículo. Uma das doenças que pode afetá-lo é a varicocele.

Ocorre em cerca de 15% da população adulta masculina, embora seja menos comum antes da puberdade. A varicocele é reconhecida como uma das causas mais comuns de infertilidade masculina, e sua ocorrência é associada à redução do volume testicular, bem como outros problemas.

O cordão espermático tem uma alta vascularização, o que significa dizer que as veias dessa região são muito visíveis. A fim de combater a varicocele e tratar as causas que podem levar à infertilidade, é importante entender o que é e suas causas. Continue a leitura para saber mais!

Varicocele

A varicocele é uma doença masculina que pode se tornar grave com o passar do tempo, levando o homem à infertilidade.

Tem como característica o funcionamento inadequado das válvulas do cordão espermático, que regulam o fluxo de sangue para os testículos, causando um refluxo e a dilatação das veias, formando varizes semelhantes àquelas que ocorrem nas pernas, por isso também é chamada de varizes dos testículos.

Essa dilatação anormal pode impedir a circulação sanguínea na região e provocar a diminuição do volume testicular, entre outras consequências e sintomas. Em grande parte dos casos ocorre do lado esquerdo devido à anatomia.

Como o fluxo sanguíneo local é prejudicado e o sangue não consegue fluir adequadamente, há uma dificuldade na troca de nutrientes e o acúmulo de substância consideradas tóxicas na região, que aumenta o risco de danos. As varizes resultam ainda na elevação da temperatura da bolsa testicular, que armazena e mantém os testículos em graus mais baixos do que os do corpo.

Todos esses fatores em conjunto podem afetar tanto a qualidade quanto a quantidade dos espermatozoides produzidos, resultando, assim, em alterações como a ausência de espermatozoides no sêmen, uma das causas mais comuns de infertilidade masculina.

Sintomas da varicocele

A varicocele é geralmente assintomática, principalmente no início. No entanto, com a evolução da doença, podem surgir sintomas como dor, que varia em intensidade: piora durante o esforço físico ou durante longos períodos em pé e melhora deitado.

Alguns pacientes também relatam uma sensação de peso ou desconforto nos testículos, bem como a diminuição de tamanho e o alargamento visível das veias.

Outro sintoma comum é a infertilidade, portanto muitas vezes o homem procura auxílio médico quando está tentando engravidar sua companheira sem sucesso.

Diagnóstico da varicocele

O diagnóstico da varicocele inicia durante o exame clínico, quando é feito o acolhimento dos sintomas e são avaliadas características como a trofia do testículos afetado. Em seguida, é realizada a manobra de Valsalva, procedimento em que o ar é exalado com a boca e nariz tampados, o que evidencia as varizes e permite classificá-la em três graus de desenvolvimento.

No grau I as varizes são pequenas e podem ser palpadas e visualizadas apenas com a manobra se Valsalva. No II são moderadas e podem ser palpadas sem a manobra, enquanto no III podem ser visualizadas e palpadas facilmente.

Para confirmar o diagnóstico podem ser solicitados exames como a ultrassonografia da bolsa testicular com Doppler, além do espermograma, que avalia a fertilidade masculina a partir da análise da qualidade do sêmen e dos espermatozoides abrigados nas amostras coletadas.

Os resultados orientam o tratamento mais adequado para cada paciente.

Tratamento e reprodução assistida

O tratamento para varicocele considera o grau de desenvolvimento e a presença de sintomas. Nos estágios iniciais, quando geralmente é assintomática, geralmente é recomendada apenas uma observação periódica para acompanhar a evolução do quadro. Quando a doença apresenta sintomas menos severos, como dores leves, são indicados medicamentos para aliviá-los.

Quando a varicocele é classificada no último grau de desenvolvimento e oferece mais riscos para fertilidade ou o paciente manifesta dor mais intensa e atrofia do testículo afetado, é indicada a cirurgia para oclusão das veias afetadas, procedimento chamado varicocelectomia.

A técnica mais indicada a microcirúrgica subinguinal, feita com um microscópio que facilita que as veias sejam manipuladas. O objetivo é identificar quais veias foram dilatadas a fim de desviar o fluxo sanguíneo para as que funcionam normalmente.

É uma cirurgia rápida, e o paciente deve retornar ao médico para a realização de espermograma, e avaliar a qualidade espermática, que melhora geralmente depois de um ano. A melhora dos parâmetros seminais, entretanto, nem sempre indica que o casal conseguirá ter filhos naturalmente.

Nos casos em que mesmo após a correção da varicocele a fertilidade ainda permanece alterada, a fertilização in vitro (FIV), principal técnica de reprodução assistida, pode aumentar as chances de engravidar a parceira.

No tratamento com FIV a fecundação é realizada em laboratório e quando não há espermatozoides disponíveis no sêmen para esse processo, eles podem ser coletados diretamente dos testículos ou dos epidídimos.

Também é importante avaliar a fertilidade da mulher antes de iniciar o tratamento, pois fatores femininos de infertilidade, como a idade, podem diminuir as chances de ter filhos. Porém, a FIV consegue contornar esses e outros problemas, possibilitando a gravidez em boa parte dos casos. Os percentuais de sucesso são, em média, 40% a cada ciclo de tratamento.

A varicocele é uma doença masculina que pode se tornar grave conforme sua evolução e, por vezes, pode levar o homem à infertilidade. Por isso, é importante consultar um médico regularmente. Toque aqui e saiba mais sobre a doença.

0 0 votes
Article Rating

Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments