5584
Os testículos são as glândulas sexuais masculinas responsáveis pela produção dos espermatozoides. Anatomicamente, os testículos ficam fora do corpo porque precisam permanecer em uma temperatura mais baixa que a corporal. Portanto, algumas alterações dessas condições podem levar o homem à infertilidade.
A varicocele é um dos fatores de infertilidade masculina. Como ela provoca a dilatação das veias presentes na região dos testículos, num processo similar às varizes, a circulação do sangue fica prejudicada, provocando um aumento da temperatura local e, consequentemente, danos à produção de espermatozoides. Dessa forma, o homem pode apresentar alterações na quantidade e qualidade dos espermatozoides no sêmen ejaculado e não conseguir engravidar sua parceira.
No entanto, embora seja uma doença que pode causar a infertilidade, são apenas nos casos mais graves que isso costuma ocorrer.
Para esses casos, é indicada a correção cirúrgica da varicocele, uma intervenção feita para melhorar a circulação do sangue na região dos testículos.
A correção cirúrgica da varicocele só é indicada em casos de infertilidade masculina em decorrência da doença, diagnosticada por exames de imagem, como ultrassom dos testículos, e, principalmente, pelo exame físico do paciente. Normalmente, a presença de varizes testiculares é assintomática, mas, em casos mais importantes, pode causar dor ou sensação de peso e também aumento dos testículos. Nessas situações, a cirurgia também pode ser benéfica para o paciente, independentemente de seu desejo reprodutivo.
Não existem estudos que comprovem a eficácia de tratamento medicamentoso para a varicocele, por isso a indicação sempre é cirúrgica.
Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para corrigir a varicocele, como a embolização das veias dilatadas e a laparoscopia, mas a que oferece melhores resultados é a técnica microcirúrgica subinguinal.
A cirurgia subinguinal é realizada em ambiente hospitalar, com anestesia, e tem duração de cerca de 2 a 3 horas.
As veias da região dos testículos são extremamente finas e a utilização de um microscópio especializado com grande capacidade de aumento pode trazer benefícios ao procedimento. Com esse recurso, apenas as veias doentes serão manipuladas, preservando-se os vasos linfáticos e as artérias, importantes para a manutenção do ambiente testicular ideal. Depois da anestesia, o cirurgião faz uma pequena incisão na região inguinal para chegar ao cordão espermático e aos testículos e realizar o procedimento, seccionando as veias dilatadas.
Os resultados da correção de varicocele demoram a aparecer. Somente depois de 6 a 12 meses uma melhora nas condições seminais começa a ser vista no espermograma, pois a espermatogênese leva algum tempo para se restabelecer.
No entanto, os índices de sucesso são altos. Cerca de 70% dos homens apresentam melhora das condições seminais, elevando as possibilidades de gravidez natural.
Compartilhe:
Último Post: