7569
Os testículos são os órgãos masculinos responsáveis pela produção dos espermatozoides e de alguns hormônios, sendo o mais importante deles a testosterona, que confere ao homem suas características masculinas.
A orquite é uma inflamação de um ou dos dois testículos que pode ser provocada por diversos fatores e levar à infertilidade. Uma variação da doença é a orquiepididimite, que afeta, além dos testículos, o epidídimo, órgão próximo dos testículos e por onde os espermatozoides passam durante o processo de maturação.
A doença também pode se apresentar na forma aguda, que tem sintomas bem definidos, ou crônica, geralmente assintomática.
A orquite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como vírus e bactérias, ou por trauma nos testículos.
O vírus mais comum causador da doença é o da caxumba, e essa infecção é especialmente perigosa se contraída por homens durante ou depois da puberdade. O vírus geralmente se instala nas parótidas (glândulas próximas do pescoço), mas pode descer para os testículos. Uma vez nos testículos, o vírus afeta a produção de gametas, o que pode levar à infertilidade.
As principais formas de evitar a contaminação do vírus da caxumba é não tendo contato com pessoas que apresentam os sintomas da doença, pois é altamente contagiosa, e fazendo a vacinação da criança na idade correta.
O agente bacteriano mais comum a provocar a orquite é a Escherichia coli, bactéria já presente na flora intestinal e responsável por infecções do sistema urinário.
A forma mais rara da doença é a causada por traumas, como uma torção testicular.
Os sintomas mais observados em pacientes com orquite aguda são:
Já a orquite crônica não costuma apresentar sintomas. Em alguns casos, o homem pode sentir um desconforto ou uma dor leve durante um exame físico.
O exame físico é suficiente para diagnosticar a doença, mas nem sempre o médico consegue determinar qual é a causa da doença, dificultando a escolha do tratamento adequado. Nesses casos, podem ser solicitados exames complementares.
Os mais solicitados são:
O tratamento da orquite está relacionado à sua causa. A orquite viral é tratada com antitérmicos e analgésicos, enquanto a bacteriana, com antibióticos.
Independentemente das causas, o médico geralmente indica ao paciente:
Na maioria dos casos, a doença é completamente curada, mas pode tornar o homem infértil, por isso é importante procurar um médico e fazer um espermograma para avaliar as condições seminais.
Compartilhe:
Último Post: