Dra. Fernanda Valente | Reprodução Humana SP | WhatsApp
Agendar Consulta | (11) 99991-2499 | Telefone: (11) 3842-9532
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

Dor pélvica: o que pode ser?

13088


A dor pélvica geralmente causa um grande desconforto, podendo, muitas vezes, comprometer, até mesmo, a qualidade de vida da mulher. Além disso, é um sinal de que há problemas de saúde que merecem atenção.

Por isso, é importante você saber identificar quais são os principais motivos que podem levar a esse quadro e saber quando é preciso buscar um médico. Afinal, dores são avisos do corpo de que há algo errado e que precisa ser investigado.

Quanto mais precocemente você descobrir as razões pelas quais está com esse sintoma e de que forma é possível intervir no quadro, melhor. Alguns problemas de saúde podem evoluir e trazer consequências mais graves, às vezes até irreversíveis.

Diante disso, confira quais são as principais causas da dor pélvica e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é dor pélvica?

A dor pélvica localiza-se abaixo do abdômen. Você pode conhecê-la popularmente como “dor no pé da barriga”. Na clínica, são chamadas de dor pélvica crônica (DPC) todas as dores que ocorrem na região do baixo ventre feminino e que duram mais de seis meses.

As dores pélvicas podem ser intermitentes (ou seja, quando vão e voltam no dia a dia) ou constantes; podem ser regulares (ocorrem no período de ovulação ou menstrual, por exemplo); e podem ser provocadas por fatores externos (como relações sexuais, ou ao urinar ou evacuar). Elas podem ser leves, moderadas ou até mesmo incapacitantes.

Infelizmente, é um problema comum: 1 a cada 7 mulheres sofrem com o problema. Por isso, é importante saber avaliar quais podem ser as causas. Para isso, é necessário analisar caso a caso.

Quais podem ser as causas da dor pélvica?

A dor pélvica crônica tem uma série de fatores que podem levar a esse quadro, desde ser o sintoma de uma doença ou apenas uma condição sem causa prévia. Veja a seguir quais são as principais causas da DPC.

Endometriose

A endometriose é uma doença comum, sendo uma das causas mais recorrentes de dor pélvica. Na endometriose, fragmentos de um tecido semelhante ao endometrial se fixam em órgãos e estruturas da cavidade pélvica, como tubas uterinas e ovários, causando diversos sintomas, como dor pélvica.

Adenomiose

A adenomiose tem algumas semelhanças com a endometriose, mas hoje é considerada uma doença diferente. Na adenomiose, o tecido endometrial invade o miométrio, camada intermediária muscular do útero, e causa os sintomas, como dor pélvica.

Miomas

Os miomas são massas benignas que surgem da multiplicação desordenada das células musculas do útero, mais especificamente do miométrio, e podem se projetar para dentro da cavidade uterina.

Dependendo das características desses tumores benignos, eles podem causar sintomas, inclusive infertilidade. Por isso, é uma doença que requer atenção. No entanto, na grande maioria das vezes a conduta é apenas a observação.

Doença inflamatória pélvica

Conhecida como DIP, a doença inflamatória pélvica é uma infecção na região pélvica, que pode surgir em alguns órgãos. Pode ser causada, por exemplo, por:

A DIP é uma causa importante de dor pélvica.

Outros fatores

Além dessas causas, a história clínica da paciente pode levar à dor pélvica crônica, por isso é importante investigar por meio de uma boa anamnese. Algumas características importantes de investigar:

Quais desses problemas podem estar associados à infertilidade?

Quando há a presença de dores pélvicas crônicas, é fundamental identificar as causas. Isso porque, além dos problemas que essas causas já provocam, eles podem trazer outras complicações. Por exemplo, o quadro pode levar à infertilidade.

Alguns dos problemas que podem levar à infertilidade são:

O que fazer nesses casos?

Quando é encontrada uma doença que cause dor pélvica, é fundamental tratar, a fim de recuperar a saúde e qualidade de vida. Em muitos casos, é possível reverter, inclusive, os quadros de infertilidade.

Contudo, em algumas situações, mesmo com todos os tratamentos, a infertilidade persiste. Por isso, dependendo do caso, a reprodução assistida é indicada, e só um especialista pode avaliar o caso para indicar a melhor técnica.

Dessa forma, se você estiver com dificuldade para engravidar, pode ser interessante buscar o auxílio de uma clínica especializada em reprodução assistida, que pode investigar, diagnosticar e tratar o que estiver causando a infertilidade.

Caso o tratamento não tenha os resultados esperados, a melhor técnica de reprodução assistida pode ser indicada, como relação sexual programada (coito programado), inseminação artificial ou fertilização in vitro, mais conhecida como FIV.

Como falamos, a dor pélvica pode ser multifatorial, e uma das causas mais comuns é a endometriose. Leia este artigo importante sobre o tema e aproveite para tirar suas dúvidas sobre a doença.

0 0 votes
Article Rating

Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments