Dra. Fernanda Valente | Reprodução Humana SP | WhatsApp
Agendar Consulta | (11) 99991-2499 | Telefone: (11) 3842-9532
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

Varicocele e infertilidade: quando precisa da reprodução assistida para ter filhos?

139


Uma das principais causas de infertilidade masculina é a varicocele — estima-se que 35% dos homens inférteis tenham varicocele. A doença afeta as veias do cordão espermático, que ficam nos testículos. Isso pode prejudicar a produção de espermatozoides e até provocar uma condição chamara azoospermia, que é a ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado.

Como a doença compromete a saúde do órgão reprodutor masculino e pode causar infertilidade, muitos casais que desejam ter filhos precisam recorrer à reprodução assistida. Essa é uma alternativa para esses casos.

Vamos entender mais sobre a varicocele e infertilidade, assim como compreender se é o momento ideal para procurar técnicas de reprodução assistida para ter filhos. Continue aqui e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

Qual é a relação da varicocele e infertilidade?

Precisamos considerar que qualquer alteração na anatomia da região dos testículos pode prejudicar a fertilidade. Afinal, ela é formada com o objetivo de criar as condições mais adequadas para a produção e ejaculação dos gametas.

Os testículos são drenados e irrigados por veias e artérias, as quais precisam estar sempre funcionando corretamente para que ocorra a espermatogênese (processo que acontece no interior dos testículos, sendo responsável pela produção dos gametas masculinos, os espermatozoides).

Entretanto, na varicocele, essas veias se dilatam, impedindo a circulação correta do sangue na região. Isso dificulta o retorno venoso e provoca o aumento da temperatura no local, assim como distúrbios na espermatogênese.

Em outras palavras, há uma piora na qualidade e na quantidade de espermatozoides produzidos. Por isso, a doença está diretamente relacionada à infertilidade.

No entanto, a varicocele não causa infertilidade em todos os casos. Há uma piora na quantidade e na qualidade, mas na grande maioria das vezes isso não é suficiente para prejudicar a fertilidade. Também é necessário considerar a gravidade da doença. A varicocele tem 3 graus e quanto mais grave maiores as chances de infertilidade.

Como funciona a avaliação da varicocele?

A varicocele, se tratada no momento certo, pode não se tornar uma doença grave. Afinal, como a maioria das doenças, o diagnóstico precoce é importante para evitar o agravamento.

A varicocele tem 3 graus, de acordo com a capacidade de identificar as veias dilatadas. Quanto mais evidentes, mais grave é a doença. No grau 3, é possível identificar as veias apenas olhando, sem a necessidade de palpação nem da manobra de Valsalva, que torna mais evidente as veias.

O médico (ou até mesmo o paciente) pode notar alguma dilatação das veias da região. Se isso acontecer, o médico poderá solicitar exames de imagem, como a ultrassonografia, a ecografia testicular e a cintilografia dos testículos para confirmar a presença da doença. No entanto, vale ressaltar que muitas vezes a varicocele é assintomática, mas, em outras vezes, causa dor ou desconforto na região, além de comprometer a estética.

A infertilidade é um dos sintomas da varicocele. Para isso, além do exame físico, pode ser solicitado o espermograma para avaliar se há alterações no sêmen. Com isso, é possível conferir como está a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.

Quais são os tratamentos para a varicocele?

Como vimos, existe uma relação direta e clara entre varicocele e infertilidade. Nesse caso, o tratamento mais adequado é a cirurgia e/ou a reprodução assistida. Entenda mais sobre eles.

Cirurgia

Se for comprovado que a varicocele causou infertilidade (havendo problemas entre a qualidade e a quantidade da produção de espermatozoides), a microcirurgia subinguinal é a técnica cirúrgica mais indicada, embora haja outras, como a embolização da varicocele. A microcirurgia é um procedimento simples, em que são realizados dois pequenos cortes na região subinguinal e o tratamento das veias varicosas.

A cirurgia é importante porque melhora os parâmetros seminais e, se o homem não conseguir engravidar a companheira mesmo depois da cirurgia, ela aumenta as chances de sucesso da reprodução assistida. A cirurgia pode possibilitar a gravidez natural, mas nem sempre isso acontece, por isso é importante avaliar o sêmen depois de alguns meses da cirurgia. Demora um tempo para observarmos o resultado da cirurgia.

Outra importante consideração é: em alguns casos, é mais indicado o casal seguir direto para a relação assistida, sem que o homem passe pela cirurgia.

Reprodução assistida

Se o casal quiser ter filhos e o homem for diagnosticado como infértil em decorrência da varicocele, a paternidade ainda é possível por meio das técnicas de reprodução humana assistida.

Nesse caso, o homem – o casal – pode procurar um especialista em reprodução assistida, que vai avaliar o casal como um todo. Nessa avaliação, também pode acontecer de serem identificados outros fatores de infertilidade, tanto no homem como na mulher.

Em caso de infertilidade por fatores masculinos, há duas técnicas que podem ajudar: a inseminação artificial (IA) e a fertilização in vitro (FIV). Ambas as técnicas utilizam espermatozoides coletados por masturbação e preparados em laboratório para aumentar as chances de sucesso. Geralmente, quando há infertilidade por fatores masculinos, principalmente as mais graves, a FIV é a mais indicada.

Você gostou de aprender mais sobre a varicocele e infertilidade? Então, complemente o seu estudo sobre a varicocele aqui. Boa leitura!

0 0 votes
Article Rating

Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments