Agendar Consulta | (11) 94007-6113
Fechar
Icone Newsletter
Inscreva-se na nossa newsletter

Inscreva-se e receba em primeira mão novidades e materiais exclusivos sobre Reprodução Humana produzidos pela Dra. Fernanda Valente.

Fique tranquilo que o seu e-mail estará a salvo conosco. Nós também não gostamos de SPAM!
Nome completo:
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

O que é período fértil?

731


Ao longo do mês, o organismo da mulher se prepara para a gravidez utilizando hormônios que circulam pelo corpo, provocando as mudanças fisiológicas necessárias para que a gestação possa ocorrer.

Estamos falando do ciclo menstrual. Para compreendermos a fertilidade da mulher, primeiro é preciso entender o ciclo menstrual. Entender como o processo funciona é importante, pois essas informações podem ajudar a engravidar ou a não engravidar, a gerenciar melhor os sintomas menstruais e a entender quando pode haver algum problema.

Neste texto, explicaremos as fases do ciclo menstrual, o conceito de período fértil, o que pode causar alterações no período fértil e reduzir a fertilidade e possíveis tratamentos para causas ovulatórias. Continue lendo e confira!

Fases do ciclo menstrual

Durante cada ciclo menstrual, um óvulo é liberado de um dos ovários e o útero é preparado (há um espessamento do endométrio) para recebê-lo após a fecundação pelo espermatozoide. Se o óvulo não é fertilizado, o revestimento do útero que sofreu o espessamento descama e é liberado durante a menstruação – isso é comumente conhecido como período menstrual.

A menstruação ocorre uma vez a cada ciclo menstrual, mas as alterações hormonais acontecem durante todo o mês no corpo da mulher a fim de prepará-lo para a gestação. A duração do ciclo menstrual é calculada contando o primeiro dia de sangramento até o último dia antes do próximo sangramento.

A média é normalmente de 28 dias, mas pode variar de 21 a 35 dias. Clinicamente falando, os ciclos são descritos de duas maneiras: regular e irregular. Naturalmente, o ciclo é irregular quando está começando (menarca), quando está chegando ao fim (menopausa) e em períodos de gravidez e mudanças nos métodos contraceptivos. Caso contrário, pode indicar alguma anormalidade, além de criar obstáculo para concretizar a gravidez.

O ciclo menstrual possui três principais fases:

Fase folicular

A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação e termina com a ovulação. Provocada pelo hipotálamo, a glândula pituitária libera o hormônio folículo-estimulante (FSH), que estimula o crescimento de folículos (pequenos cistos) nos ovários.

Cada folículo abriga um óvulo imaturo. Apesar de vários serem recrutados a iniciar seu crescimento, apenas um folículo, o dominante, crescerá o suficiente para ovular, enquanto os outros atrofiam. O crescimento dos folículos e sua produção de estrógenos estimula o revestimento do útero a se espessar para receber o embrião, em uma possível gravidez.

Ovulação

A ovulação é a liberação de um óvulo maduro do folículo. Isso geralmente ocorre no meio do ciclo (dia 14, de um ciclo de 28 dias), cerca de duas semanas depois do início da menstruação. Nesse período, a ovulação é desencadeada pelos altos níveis de LH.

O óvulo é canalizado para a tuba uterina (antiga trompa de Falópio), na qual deverá ocorrer a fecundação pelo espermatozoide. O óvulo sobrevive por cerca de 24 horas. Depois desse tempo, ele involuirá, a menos que seja fertilizado.

Quando o casal deseja ter um bebê, pode melhorar suas chances de engravidar se souber sobre a ovulação e a janela fértil do ciclo menstrual.

Fase lútea

Durante a ovulação, o óvulo é liberado do folículo, mas o folículo rompido fica ainda no ovário. Durante as próximas duas semanas, ele se transforma em uma estrutura conhecida como corpo-lúteo, que começa a liberar progesterona com pequenas quantidades de estrogênio. Essa combinação de hormônios mantém o revestimento espesso do útero, esperando que o embrião se fixe nele.

O que é período fértil?

O período fértil é o período mais propício para a mulher engravidar. É a fase do ciclo em que há a ovulação. Antes que uma gravidez possa ocorrer, um dos ovários deve liberar um óvulo maduro. Isso é chamado de ovulação. Se a mulher não estiver em seu período fértil quando tem relações sexuais, a fertilização tem poucas chances de ocorrer.

No entanto, é sempre importante ressaltar que o espermatozoide pode sobreviver por um longo período dentro do corpo da mulher, cerca de até 3 dias, portanto existe a possibilidade de a mulher ter relação sexual em determinado dia e engravidar cerca de 3 dias mais tarde.

A ovulação em si é um processo rápido. Portanto, se o casal for capaz de reconhecer os sinais da ovulação, poderá planejar a relação sexual para obter a melhor chance de engravidar.

Quando o óvulo maduro é liberado, ele tem cerca de 24 horas de vida. Se não for fertilizado pelo espermatozoide, ele morre.

Por isso, é importante conhecer e saber calcular o período fértil.

O que pode causar alterações no período fértil e reduzir a fertilidade?

As alterações no período fértil também podem ser causadas pelo desequilíbrio hormonal feminino, proveniente de doenças ou não. Veja alguns fatores que contribuem para alterações ovulatórias.

Tratamentos para causas ovulatórias

O tratamento depende da causa do distúrbio ovulatório. Alguns casos podem ser tratados por mudança de estilo de vida ou reeducação alimentar. Se a mulher está muito abaixo do peso corporal saudável, ganhar peso pode ser o suficiente para restabelecer a ovulação. O mesmo vale para a obesidade. Se a mulher estiver acima do peso, perder 10% do peso atual pode ser o suficiente para normalizar a ovulação.

A ovulação irregular geralmente pode ser tratada de forma eficaz com medicamentos, a menos que seja decorrente da redução da reserva ovariana ou da insuficiência ovariana.

Se a causa da anovulação for insuficiência ovariana prematura ou baixa reserva ovariana, os medicamentos para fertilidade têm menor probabilidade de fazer efeito. Nesse caso, pode ser necessário tratamento de fertilização in vitro (FIV) ou doação de óvulos.

Entendeu a importância de conhecer o período fértil? Clique aqui e aprenda agora mesmo como calcular o período fértil.


Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *