5078
Saber o período fértil da mulher é importante para aumentar as chances de engravidar. Esse é o primeiro passo e a forma mais simples que o casal tem de tentar a gravidez sem recorrer a medicamentos nem a técnicas de reprodução assistida.
Para entender e saber calcular o período fértil da mulher, o casal precisa conhecer o que acontece durante o ciclo menstrual e suas fases.
No entanto, a mulher pode ter ciclos menstruais regulares, com intervalos de 28 dias, ou irregulares, que podem variar significativamente em duração. É mais fácil calcular o período fértil de mulheres com ciclos regulares porque há um método. Os ciclos irregulares não seguem um padrão, portanto apenas alguns sinais do corpo e testes podem indicar o momento próximo da ovulação.
Calcular o período fértil em um ciclo menstrual regular é bastante simples. Basta contar 14 dias do primeiro dia da menstruação. Os três dias anteriores e os três posteriores ao 14º dia são considerados o período fértil, que é quando ocorre a ovulação, na maioria das mulheres. Dessa forma, do 11º dia até o 17º dia a contar do primeiro dia da menstruação a mulher está fértil e as chances de engravidar são maiores.
O ciclo menstrual tem três fases: folicular, ovulatória e lútea.
Muitas pessoas pensam que a menstruação é o término do ciclo menstrual, mas é o início. A fase folicular, que se estende por 5 a 12 dias, começa no primeiro dia da menstruação, quando o endométrio descama devido ao insucesso da fecundação.
É na fase folicular que o corpo feminino, especificamente a hipófise, produz e libera o hormônio folículo-estimulante, conhecido como FSH, que tem a função de fazer com que os ovários produzam diversos folículos, os quais carregam um único óvulo cada.
Embora diversos folículos iniciem o crescimento, apenas um amadurece no processo e se rompe (folículo dominante), librando o óvulo, que migra até uma das tubas uterinas, onde aguarda o espermatozoide para que a fecundação ocorra.
A ovulação ocorre perto do 14º dia do ciclo menstrual regular, sendo considerada o período mais fértil da mulher.
Existem duas possibilidades na fase lútea: a gravidez ou a não gravidez. Se o espermatozoide não fecundar o óvulo, o endométrio descama e tem início um novo ciclo menstrual. Caso a gravidez ocorra, o embrião se desloca até o útero depois de alguns dias e se fixa na parede interna, num processo conhecido como implantação ou nidação.
Não há uma fórmula para calcular o período fértil em ciclos menstruais irregulares, pois ele pode variar inclusive na mesma paciente, mas há algumas formas de identificar quando ele ocorre.
A forma mais precisa é fazer o controle com exame de ultrassom seriado, em que serão realizados ultrassons para verificar o crescimento e ruptura do folículo. Também podem ser utilizados os testes de ovulação que são vendidos em farmácia e podem ser utilizados em casa. Eles medem o nível do hormônio luteinizante (LH), que, em altos níveis, provoca a ovulação, equivalente ao período fértil.
O corpo também mostra sinais desse período. A libido da mulher fica mais intensa, a temperatura basal geralmente aumenta sutilmente e, o mais importante, o muco cervical se torna menos espesso para facilitar a locomoção do espermatozoide do canal vaginal até as tubas uterinas. Algumas mulheres também percebem dor leve ou desconforto na região pélvica, decorrente da ruptura do folículo.
Saber identificar o período fértil eleva as chances de gravidez, portanto é importante que o casal invista tempo para identificá-lo. O auxílio médico também pode ajudar nesse momento.
Compartilhe:
Último Post: