Dra. Fernanda Valente | Reprodução Humana SP | WhatsApp
Agendar Consulta | (11) 99991-2499 | Telefone: (11) 3842-9532
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

Mioma submucoso e infertilidade: conheça a relação

1587


Os miomas são tumores benignos que se formam no útero, órgão do sistema reprodutor feminino formado por 3 camadas: endométrio (interna), miométrio (intermediária) e perimétrio ou serosa (externa). Algumas das principais doenças femininas estão ligadas ao útero, como os miomas.

O miométrio é a parte responsável pelas contrações no momento do parto, caso a mulher opte por parto normal. É dessa camada que surgem os miomas, também são chamados de fibroides uterinos. São massas estrogênio-dependentes e que podem causar desconfortos e problemas para a saúde da mulher.

Neste texto, você saberá mais sobre o mioma submucoso, o que está mais associado à infertilidade. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema e saber mais sobre essa questão tão importante. Boa leitura!

O que são miomas?

Os miomas surgem, principalmente, por alterações hormonais, embora ainda não se saiba todos os fatores que levam à sua formação. Seja qual for a causa, os miomas estão associados a um problema na divisão celular do tecido muscular dessa região, que ocorre sem padrão, formando os miomas.

Como é hormônio-dependente, o mioma se forma durante a vida fértil da mulher, podendo começar a aparecer logo depois da primeira menstruação. Além disso, pode crescer durante o começo da gravidez, já que, nesse período, é comum que o organismo aumente a produção do hormônio, mas depois a tendência é estabilizar.

Apesar de não haver, ainda, uma explicação científica para seu surgimento, é possível identificar alguns grupos nos quais há uma maior incidência. São eles:

A tendência é que os miomas regridam depois da menopausa, já que a produção de estrogênio diminui.

Classificação dos miomas

Os miomas podem ser classificados em três tipos:

É fundamental destacar que raramente os miomas são únicos. Geralmente, há várias formações nas diferentes regiões do útero. Ele pode, por exemplo, parcialmente afetar o endométrio e até ocupar parte da cavidade uterina.

Sobre os miomas submucosos especificamente, são os mais danosos para quem deseja engravidar. São os que oferecem maior risco de infertilidade. Por estarem mais próximos do endométrio, podem tanto atrapalhar a fixação do embrião como dificultar o crescimento do bebê.

A presença dos miomas pode provocar:

Tratamento dos miomas

Quando o mioma submucoso é diagnosticado, é importante tratá-lo, principalmente se a mulher tiver o desejo reprodutivo. Assim, alguns dos principais tratamentos indicados para esse quadro são:

A histerectomia é uma indicação muito rara. Sempre é evitada a intervenção radical.

Miomas e infertilidade

Os miomas, principalmente os submucosos, podem interferir diretamente na fertilidade da mulher, uma vez que podem invadir ou ocupar grande parte da cavidade uterina, na qual o embrião se fixa para que a gestação comece e na qual o bebê se desenvolve ao longo da gestação. Sem o ambiente e o espaço adequados, a gestação pode não ter sucesso.

Assim, as mulheres que desejam engravidar precisam realizar os tratamentos necessários quanto antes.

É sempre importante destacar que nem sempre miomas, mesmo os submucosos, vão causar infertilidade. Isso depende de uma série de fatores, portanto é fundamental consultar um médico nesses casos. Além disso, essa é uma doença que pode mudar com o tempo. Miomas que não causam infertilidade hoje podem crescer e um dia diminuir as chances de gravidez, por isso eles devem, pelo menos, ser acompanhados. Essa é uma das condutas mais adotadas para o tratamento de miomas.

Reprodução assistida

Quando os tratamentos de miomas não conseguem reverter a infertilidade, caso a paciente deseje engravidar, ela pode optar pela reprodução assistida.

Existem três técnicas de reprodução assistida que podem ser indicadas para casos específicos de infertilidade depois que uma avaliação completa do casal é feita. A individualização do tratamento é fundamental para que os resultados sejam maximizados.

As três técnicas são: fertilização in vitro, de alta complexidade e que oferece as melhores chances de gravidez; inseminação artificial ou inseminação intrauterina; relação sexual programada ou coito programado.

Você suspeita que, pelos sintomas descritos acima, possa ter miomas? Então leia este artigo e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o problema e saber mais informações sobre essa questão que, infelizmente, ainda é tão comum para as mulheres.

0 0 votes
Article Rating

Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments