Dra. Fernanda Valente | Reprodução Humana SP | WhatsApp
Agendar Consulta | (11) 99991-2499 | Telefone: (11) 3842-9532
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

FSH exame: saiba mais sobre a importância

21426


A importância do FSH exame, como um dos procedimentos para o diagnóstico de diversas doenças que podem provocar infertilidade conjugal, está diretamente associada ao papel deste hormônio – o FSH (hormônio folículo-estimulante) – na fertilidade de homens e mulheres.

Considerado uma gonadotrofina, como o LH (hormônio luteinizante), o FSH é produzido pela hipófise, quando estimulada por um neuro-hormônio do hipotálamo, o GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas).

O termo gonadotrofina, que inclui FSH e LH, está relacionado aos órgãos-alvo desses hormônios – as gônadas (testículos e ovários) – e a alguns de seus principais papéis sobre essas estruturas:

Além disso, tanto o FSH como o LH são essenciais para os processos bioquímicos envolvidos na produção dos hormônios sexuais – estrogênios, progesterona e testosterona –, que orquestram a fertilidade de homens e mulheres.

Neste texto você vai encontrar informações sobre a importância do FSH exame e como este procedimento pode ajudar na investigação diagnóstica da infertilidade.

Aproveite a leitura!

Entenda melhor o que é o FSH exame

O FSH exame é um procedimento que utiliza amostras de sangue venoso para dosar a concentração do hormônio FSH no organismo. A obtenção das amostras de sangue é feita de forma semelhante aos demais exames de sangue, por punção venosa no braço.

Não é necessário fazer qualquer tipo de jejum prévio ao FSH exame, com exceção de casos específicos, em que a amostra de sangue também servirá para avaliação de outras variáveis que exigem jejum.

Na maior parte das vezes, o FSH exame é solicitado no contexto da investigação de sintomas associados à infertilidade masculina e feminina, por seu papel nos processos reprodutivos de homens e mulheres, tais como:

O que os resultados do FSH exame podem indicar?

Assim como outros exames de dosagem hormonal, o FSH exame identifica alterações na concentração do FSH, fornecendo pistas importantes sobre o funcionamento das estruturas envolvidas na atividade deste hormônio.

Alterações no FSH em mulheres

Quando o FSH exame aponta um aumento anormal na concentração de FSH (FSH alto), o resultado do exame pode indicar perda precoce da função ovariana (geralmente antes dos 40 anos), além de diagnosticar doenças genéticas, como a síndrome de Turner.

Já nos casos em que o FSH exame indica um rebaixamento na concentração de FSH (FSH baixo), a mulher pode apresentar problemas no amadurecimento dos folículos, como na SOP (síndrome dos ovários policísticos). Esse rebaixamento também pode ser consequência do uso de algumas medicações, como corticosteroides e a pílula anticoncepcional.

Alterações no FSH em homens

O homem cujo FSH exame indica FSH alto pode apresentar principalmente perda da função testicular e um aumento anormal na concentração de testosterona.

Doenças como a síndrome de Klinefelter e o uso de medicamentos com testosterona, como anabolizantes, também podem provocar aumento no FSH identificado pelo FSH exame, assim como tratamentos com quimioterapia.

Já nos casos em que o FSH exame em homens indica um rebaixamento na concentração desse hormônio, o exame pode identificar baixa produção de espermatozoides pela diminuição da função da hipófise ou do hipotálamo, que pode ser genética ou provocada por estresse. Os quadros de testosterona baixa também podem estar associados ao FSH baixo em homens.

Como o FSH exame pode diagnosticar a infertilidade?

A infertilidade é uma condição conjugal que, segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), pode ser identificada em casais em idade reprodutiva (mesmo sem sintomas) que não conseguem engravidar e levar a gestação ao parto após 12 meses de tentativas, sem qualquer tipo de contraceptivo.

Como o FSH está envolvido principalmente no amadurecimento de células reprodutivas (óvulos e espermatozoides) e na produção dos hormônios sexuais, tanto nos homens como nas mulheres, a infertilidade derivada das alterações na concentração do FSH normalmente estão ligadas à insuficiência de espermatozoides (azoospermia e oligozoospermia) e à anovulação (ausência de ovulação).

FSH exame e os tratamentos com reprodução assistida

Por seu papel no diagnóstico da infertilidade, é comum que o FSH exame faça parte da bateria de procedimentos que devem ser realizados também antes dos tratamentos com a reprodução assistida.

Assim como outros exames, os resultados do FSH exame podem ser decisivos para a escolha da melhor técnica de reprodução assistida, entre as disponíveis atualmente – RSP (relação sexual programada), IA (inseminação artificial) e FIV (fertilização in vitro).

Quer entender com mais profundidade o que é a infertilidade feminina e quais os possíveis tratamentos para esse quadro? Neste link você encontra todas as respostas para suas perguntas, acesse!

4.5 2 votes
Article Rating

Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments