Agendar Consulta | (11) 94007-6113
Fechar
Icone Newsletter
Inscreva-se na nossa newsletter

Inscreva-se e receba em primeira mão novidades e materiais exclusivos sobre Reprodução Humana produzidos pela Dra. Fernanda Valente.

Fique tranquilo que o seu e-mail estará a salvo conosco. Nós também não gostamos de SPAM!
Nome completo:
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

Uretrite: sintomas

56


Muitas doenças e infecções que acometem homens e mulheres podem ter como consequência a infertilidade. Comumente ligadas aos órgãos que compõem o sistema reprodutor, tais infecções devem ser tratadas antes que provoquem consequências mais graves. De forma geral, é sempre melhor tratar doenças assim que surgem. O diagnóstico precoce é muito importante.

A uretrite é uma infecção que pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas pode ser evitada. Pode estar associada à infertilidade masculina ou feminina, e, por isso, entender como tal infecção ocorre, como preveni-la e suas formas de tratamento é essencial.

Continue a leitura para saber mais!

O que é uretrite, quais suas classificações e qual sua conexão com a infertilidade?

A uretrite é uma infecção que ocorre na uretra, canal responsável pelo transporte da urina de dentro da bexiga para fora do corpo humano. Tanto homens quanto mulheres possuem uretra, que exerce a mesma função para ambos, embora anatomicamente sejam diferentes e no caso dos homens, também seja responsável pelo transporte do sêmen durante a ejaculação.

Essa infecção pode ser causada por bactérias ou por traumas. A maioria dos casos de uretrite está relacionada a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A uretrite é classificada em dois grupos. A chamada uretrite gonocócica ocorre por infecção com a bactéria que recebe o nome de Neisseria gonorrhoeae, responsável, também, pela gonorreia. Por isso, pessoas que tenham tal bactéria podem, ao mesmo tempo, sofrer de gonorreia.

O segundo grupo recebe o nome de não gonocócica, sendo causada pela presença de outros tipos de bactéria. O tratamento depende da causa da infecção. A uretrite pode provocar infertilidade tanto nos homens, quanto nas mulheres.

No caso das mulheres, a infecção pode atingir outros locais do corpo, como o colo do útero ou as tubas uterinas. Sua presença nesses locais também causa infecções, que podem afetar a fertilidade da mulher de diversas formas. Ela pode causar a doença inflamatória pélvica (DIP), por exemplo, que pode provocar dor intensa.

No caso dos homens, ela pode se espalhar pelos testículos, causando inflamação no local. Isso pode provocar anormalidades na produção dos espermatozoides, que tendem a prejudicar sua quantidade, qualidade e motilidade, levando à infertilidade.

Quais são os sintomas da uretrite?

Os sintomas podem variar tanto de homem para mulher, quanto de acordo com o tipo de infecção. No caso dos homens, a presença de sangue na urina ou no sêmen pode ser apontada como um deles.

É comum também sentir ardência e dor ao urinar, além da vontade constante. A região dos órgãos genitais geralmente apresenta coceiras, inchaço ou sensibilidade, o que tende a causar dor durante as relações sexuais ou no momento da ejaculação. A infecção pode se alastrar e afetar outros órgãos, levando a complicações e a outros sintomas.

Já no caso das mulheres, é comum a presença de fortes dores abdominais e ardor na hora de urinar. A infecção na uretra também pode atingir outros órgãos e provocar outros sintomas.

É comum, também, a presença de corrimento com odor forte. Algumas mulheres podem sentir febre e calafrios, embora sejam sintomas mais raros. Vontade constante de urinar está ainda entre os sintomas, assim como as fortes dores pélvicas.

Exames para identificar a uretrite

O diagnóstico da uretrite é feito por meio de avaliação médica. Essa avaliação tem como objetivo analisar os sintomas relatados pelo paciente. Associados ao exame físico, muitas vezes pode ser o suficiente para que a doença seja diagnosticada.

Há casos, no entanto, em que o profissional pode pedir exames de urina ou analisar as secreções uretrais para que o diagnóstico seja confirmado.

Existe tratamento para uretrite?

O tratamento da uretrite depende de sua causa. Pode ser realizado por meio da administração de medicamentos antibióticos que variam de acordo com o tipo de bactéria.

É recomendado que o(a) parceiro(a) também realize os exames para verificar se também tem a infecção, se a causa for bacteriana, para não haver o risco de que a pessoa tratada seja contaminada novamente após o fim do tratamento, e vice-versa.

Casais que desejam ter filhos e têm uretrite diagnosticada como um dos sintomas de infertilidade podem ser orientados a procurar uma clínica de reprodução assistida para avaliação da melhor conduta. Dependendo do caso, pode ser indicada uma técnica de reprodução assistida.

A técnica a ser realizada depende da análise detalhada da infertilidade. Muitas vezes, há outros fatores de infertilidade associados. A investigação e o tratamento precisam ser individualizados, pois cada casal tem características particulares.

Para prevenir a infecção, é importante manter boa higiene pessoal e praticar sexo seguro, utilizando preservativo durante as relações sexuais.

A uretrite é uma infecção que pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, e seus sintomas, assim como o tratamento, estão relacionados principalmente às causas da doença. É importante realizar exames de rotina a fim de verificar regularmente a saúde, uma vez que eles podem ser eficientes na detecção dessa infecção.

Para saber mais, leia um texto completo sobre uretrite

0 0 votes
Article Rating


Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments