Dra. Fernanda Valente | Reprodução Humana SP | WhatsApp
Agendar Consulta | (11) 99991-2499 | Telefone: (11) 3842-9532
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

Período fértil e ovulação: qual é a relação?

35209


Algumas pessoas confundem período fértil e ovulação. Eles têm, sim, uma relação muito próxima, mas não são a mesma coisa. Enquanto a ovulação é o processo fisiológico caracterizado pela liberação do óvulo, o período fértil é mais amplo que isso, abrangendo alguns dias do ciclo reprodutivo.

A ovulação e o período fértil são importantíssimos para a fecundidade, tanto que as disfunções ovulatórias representam uma grande fração dos casos de infertilidade feminina. As causas de anovulação são várias, incluindo: síndrome dos ovários policísticos (SOP), hiper ou hipotireoidismo, tumor hipofisário, obesidade ou peso muito abaixo do que é considerado saudável, entre outros fatores causais.

Neste post, vamos apresentar o que é ovulação, o que é período fértil, por que esses dois conceitos estão entrelaçados e por que são fundamentais para a fertilidade. Acompanhe!

Quais são as fases do ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é marcado por várias mudanças no corpo da mulher, desencadeadas pela ação de 4 hormônios: folículo-estimulante (FSH), luteinizante (LH), estrogênio e progesterona.

Os ciclos regulares têm duração aproximada de 28 dias e são divididos em três fases. A primeira é chamada de folicular e começa com a menstruação. Na fase folicular, a secreção dos hormônios FSH e LH, pela glândula hipófise, provoca o desenvolvimento de vários folículos ovarianos, dentro dos quais existem ovócitos primários.

Cerca de duas semanas após o início da menstruação, o ciclo menstrual chega à sua segunda fase, a ovulação. Nesse momento, o folículo dominante, isto é, aquele que se desenvolveu mais que os outros, chega ao estágio final de amadurecimento e um aumento súbito de LH provoca sua ruptura.

Quando o folículo se rompe, a parede do ovário também se abre para que o óvulo seja liberado. Assim, ele é captado pelas fímbrias tubárias e levado para o interior da tuba uterina adjacente para ser fecundado. O óvulo sobrevive dentro da trompa por até 24 horas.

A última fase do ciclo menstrual é chamada de fase-lútea. É assim denominada por ser caracterizada pela formação do corpo-lúteo, uma estrutura ovariana resultante dos resíduos celulares do folículo rompido.

O corpo-lúteo produz estrogênio e altas doses de progesterona, hormônios que deixam o tecido interno do útero (endométrio) em condições propícias para receber um embrião. Entretanto, se não houver fecundação, o corpo-lúteo se degenera, os níveis hormonais se alteram e o tecido endometrial descama, causando o sangramento menstrual e o começo de outro ciclo reprodutivo.

O que é o período fértil?

Período fértil é o momento do mês em que as relações sexuais devem ocorrer, pois nesse intervalo de tempo há chances de fecundação. Ocorre na metade do ciclo menstrual e tem duração aproximada de 4 dias.

Saber calcular o período fértil é importante para o casal que deseja engravidar, porque assim as relações sexuais são programadas e intensificadas durante esses dias. Da mesma forma, esse método, que é popularmente conhecido como tabelinha, é utilizado por pessoas que querem evitar a gravidez — embora não tenha alto percentual de eficácia na contracepção, portanto um método arriscado.

O cálculo do período fértil leva em conta não somente a ovulação, mas também o tempo de sobrevida dos gametas masculinos e femininos. Os espermatozoides podem sobreviver no trato reprodutivo da mulher por até 3 dias, enquanto o óvulo, como vimos, fica na tuba uterina por 1 dia.

Qual é a relação entre período fértil e ovulação?

Período fértil e ovulação estão diretamente relacionados, mas não significam a mesma coisa. O ponto central dessa relação é o aumento da fertilidade feminina. Só existe possibilidade de fecundação espontânea e gravidez, se a mulher ovular e se o casal praticar relações sexuais nos dias do período fértil.

Agora que esclarecemos qual é a relação, também devemos pontuar as diferenças entre ovulação e período fértil.

Como vimos, a ovulação é um processo biológico que decorre do estímulo dos hormônios hipofisários, FSH e LH, e se caracteriza pelo desenvolvimento e liberação de um óvulo maduro, o que ocorre cerca de 2 semanas após o início da menstruação (em ciclos regulares).

O período fértil abrange o dia da ovulação e o dia posterior, em que o óvulo permanece na tuba, mas é mais amplo. Esse período começa até 3 dias antes, tendo em vista o tempo que os espermatozoides permanecem vivos no corpo da mulher.

Como calcular o período fértil?

Mulheres com ciclos menstruais regulares podem facilmente calcular os dias de ovulação e período fértil. Em ciclos que duram cerca de 28 dias, basta saber que o óvulo é liberado na metade do ciclo, portanto, 14 dias após o início da menstruação.

Considerando o tempo de sobrevida dos gametas, sabemos que existem chances de fecundação se o casal tiver relações entre 11 e 16 dias depois que o último fluxo menstrual começou.

Em ciclos menstruais irregulares, esse cálculo é incerto. Nesses casos, a matemática pode ser substituída por dosagens hormonais e exames seriados de ultrassonografia pélvica, que permitem avaliar o desenvolvimento dos folículos ovarianos.

Testes de ovulação comprados em farmácia também podem ajudar, assim como a identificação de alguns sinais do corpo, como a presença de muco cervical com aspecto de “clara de ovo”.

Ciclos irregulares e infertilidade: o que fazer?

Ciclos menstruais irregulares geralmente indicam oligovulação ou anovulação — respectivamente, ovulação infrequente e ausência de ovulação. Essas condições estão relacionadas a distúrbios hormonais ou doenças ovarianas e lideram a lista das causas de infertilidade feminina.

Ao notar irregularidades menstruais, a mulher deve procurar avaliação médica, principalmente se tem intenção de engravidar. Os tratamentos podem ser feitos de forma pontual, com base na causa identificada em exames, mas também podem incluir técnicas de reprodução assistida.

A estimulação ovariana é indicada para pacientes com problemas de ovulação e período fértil difícil de calcular. A técnica é o primeiro passo dos tratamentos de reprodução assistida — tanto os de baixa complexidade (relação sexual programada e inseminação artificial), quanto o de alta complexidade (fertilização in vitro- FIV).

Leia agora nosso texto que explica exatamente como calcular o período fértil!

5 1 vote
Article Rating

Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments