Agendar Consulta | (11) 94007-6113
Fechar
Icone Newsletter
Inscreva-se na nossa newsletter

Inscreva-se e receba em primeira mão novidades e materiais exclusivos sobre Reprodução Humana produzidos pela Dra. Fernanda Valente.

Fique tranquilo que o seu e-mail estará a salvo conosco. Nós também não gostamos de SPAM!
Nome completo:
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

Fertilidade: como preservar a sua?

178


Com a evolução do mundo globalizado e a introdução de novos valores na sociedade contemporânea, além do aumento da expectativa de vida, muitos casais resolveram adiar os planos para ter filhos.

O avanço da idade, entretanto, está entre os componentes de maior peso para a queda da fertilidade: após os 35 anos, as chances para engravidar naturalmente são significativamente reduzidas, o que contribui para aumentar o percentual dos casais inférteis.

Atualmente, a infertilidade é considerada um problema de saúde mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS), influenciada tanto por fatores femininos, quanto masculinos.

Neste artigo, vou dar dicas importantes para preservar a fertilidade, abordar as principais causas da infertilidade e os sintomas que sugerem a necessidade de procurar um especialista.

Principais causas de infertilidade feminina e masculina

Além da idade, outros fatores podem provocar infertilidade em homens e mulheres. Veja abaixo:

Infertilidade feminina

Responsável por 50% da infertilidade conjugal, distúrbios de ovulação, hormonais e danos nas tubas uterinas estão entre as principais condições que causam a infertilidade feminina:

Infertilidade masculina

O fator masculino também apresenta o mesmo percentual nos casos de infertilidade: 50%. Doenças ou distúrbios hormonais e hábitos de vida podem provocar a infertilidade masculina:

Como preservar a fertilidade?

Visitar um especialista periodicamente é importante para revelar desequilíbrios hormonais ou outras condições perigosas que possam afetar a fertilidade.

Técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), possibilitam o congelamento de óvulos e espermatozoides, garantindo a possibilidade de adiar os planos para constituir ou aumentar a família, entretanto, para assegurar o sucesso delas, é importante ter alguns cuidados.

Adotar um estilo de vida mais saudável, por exemplo, a partir de mudanças simples, pode ajudar a reduzir as chances de infertilidade:

Sintomas de infertilidade

É considerado infértil um casal que mantém relações sexuais por um ano sem utilizar nenhum método contraceptivo e ainda assim não consegue obter sucesso gestacional. No entanto, outros sintomas também alertam para a necessidade de procurar um especialista.

Nas mulheres, é importante observar alterações no ciclo menstrual, na ovulação e hormonais, como menstruação irregular, ganho de peso, perda de cabelo e crescimento de pelos em lugares incomuns.

Já nos homens, os sintomas podem não ser percebidos até que exista a tentativa de engravidar. Os sintomas dependem do que está causando a infertilidade e podem incluir: mudanças no crescimento do cabelo e desejo sexual, dor, caroço ou inchaço nos testículos, problemas com ereções e ejaculação, testículos pequenos e firmes, veias da região dos testículos visíveis a olho nu.

Gostou do nosso post sobre como preservar sua fertilidade? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os fatores que podem prejudicar a chance de ter filhos.

0 0 vote
Article Rating


Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments