703
A infertilidade pode ser causada por diversos fatores: masculinos, femininos ou uma combinação de ambos. De modo geral, a infertilidade pode ser definida como a ausência de gravidez após um ano de relações sexuais regulares em que não sejam utilizados métodos contraceptivos.
O avanço das tecnologias reprodutivas permitiu que muitas pessoas pudessem realizar o desejo de ter filhos. A infertilidade por fatores masculinos ocorre quando problemas de saúde no organismo do homem causam uma redução das chances de engravidar a parceira.
Esse problema pode ocorrer devido a lesões, problemas crônicos ou o estilo de vida do homem. Ao contrário da mulher, os homens são férteis durante toda a sua vida, pois a capacidade dos testículos de produzir espermatozoides não termina com o tempo, embora diminua.
Para diagnosticar os fatores que levam à infertilidade masculina, a forma mais comum é realizar o espermograma, que permite analisar o esperma e os espermatozoides.
Os gametas têm papel fundamental na fertilidade, visto que é do encontro do espermatozoide com o óvulo que o embrião se forma.
Homens que sofrem, por exemplo, de azoospermia não possuem espermatozoides em seu sêmen. A depender do tipo de azoospermia, tratamentos diferentes podem ser indicados. A técnica que pode ser indicada para homens quando os tratamentos não revertem a infertilidade é a doação de sêmen.
Quer saber mais sobre a doação de sêmen e suas características? Continua a leitura!
O sêmen é um fluido orgânico que tem a função de transportar os espermatozoides até o óvulo, para que a fecundação ocorra. Os espermatozoides são os gametas masculinos contidos no sêmen, responsáveis pela fecundação do óvulo.
A avaliação da qualidade seminal é um dos primeiros aspectos a serem avaliados na investigação de infertilidade dos casais. Caso seja comprovada a impossibilidade de utilização do sêmen, o casal pode optar pela FIV (fertilização in vitro) ou inseminação artificial (IA), técnicas de reprodução assistida que permitem a doação de sêmen por um doador anônimo.
A doação de sêmen pode ser feita em clínicas de reprodução assistida ou em bancos específicos para tal fim. É um ato voluntário, o que significa dizer que não é remunerado. Portanto, um homem saudável pode doar esperma para que ele seja utilizado por casais com problemas de reprodução.
Essa é uma técnica que pode ser feita na IA e na FIV, visando solucionar problemas específicos de infertilidade masculina. Há muitos bancos de sêmen disponíveis e que oferecem o serviço de doação de sêmen para casais que desejam engravidar.
Antes de realizar a doação de sêmen, o doador deve fazer uma série de exames.
Podemos dizer, portanto, que a doação de sêmen é composta de duas etapas: a doação em si e a recepção do sêmen. Um homem doa o sêmen e outro recebe quando precisa. O termo “doação de sêmen” abrange ambas as etapas.
O doador faz uma série de exames a fim de determinar seu estado de saúde e possibilidade de doar sêmen.
É recomendado que o doador permaneça de dois a sete dias em abstinência, sem ejacular antes da doação de sêmen. A coleta do esperma é feita por masturbação, e o sêmen é manipulado laboratorialmente com técnicas de preparo seminal para que os melhores espermatozoides sejam separados dos de menor qualidade. Isso aumenta as chances de gravidez em técnicas de reprodução assistida.
Essa amostra é submetida a uma análise que tem como intuito também controlar o risco de transmissão de doenças. Então, ela é mantida armazenada em nitrogênio líquido (congelada) para ser posteriormente utilizada durante a reprodução assistida.
A doação de sêmen é importante para tratar problemas de infertilidade masculina, permitindo que o casal possa ter filhos. Essa técnica também pode ser utilizada a fim de possibilitar que mulheres solteiras ou casais homoafetivos tenham filhos.
Caso o homem seja diagnosticado com doenças genéticas que possam vir a ser transmitidas para o feto, a doação de sêmen também pode ser uma opção.
A doação de sêmen no contexto da reprodução assistida pode ocorrer em duas técnicas: FIV e IA.
A indicação de uma ou outra técnica é baseada nas características do casal ou da pessoa. A FIV é indicada para os casos mais graves de infertilidade. Em determinados casos, a IA é suficiente para oferecer boas taxas de sucesso.
As taxas de sucesso da doação de sêmen dependem de fatores como a qualidade dos óvulos a serem fecundados e dos espermatozoides após o descongelamento.
Embora as taxas de sucesso da doação de sêmen na reprodução assistida sejam altas, é importante levar sempre em consideração fatores como a idade da mulher, que influencia a qualidade de seus gametas, visto que eles sofrem o processo de envelhecimento celular.
A doação de sêmen é uma técnica que visa auxiliar homens diagnosticados com fatores de infertilidade que desejam ser pais. Essa doação é feita de modo anônimo.
Para mais informações sobre a doação de sêmen, leia nosso outro texto acerca desse tema.
Compartilhe:
Último Post: