Dra. Fernanda Valente | Reprodução Humana SP | WhatsApp
Agendar Consulta | (11) 99991-2499 | Telefone: (11) 3842-9532
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

Varicocele: saiba como é feito o diagnóstico

4211


A varicocele é uma das principais causas de infertilidade masculina e, embora possa ser identificada ainda na adolescência, quando os sintomas surgem neste período da vida, a maior parte dos homens portadores da doença é adulta.

A doença pode ser assintomática, porém, quando os sinais da varicocele se manifestam, podem ser incômodos e incluir dor e sensação de peso nos testículos, dependendo do grau de acometimento da doença, que é progressiva.

O diagnóstico da varicocele é feito com a análise dos sintomas, nos casos em que se manifestam, e constatada por diversos exames, inclusive específicos, que confirmam o diagnóstico.

O texto a seguir mostra como é feito este processo, quais procedimentos estão envolvidos e também as formas de tratamento da varicocele e da possível infertilidade decorrente dela.

Aproveite a leitura!

O que é varicocele?

A varicocele é uma doença genética do sistema circulatório em que as veias responsáveis pela irrigação dos testículos, mais especificamente do cordão espermático, não conseguem fazer a sua função e o sangue não circula adequadamente. Essas veias têm válvulas para fazer o sangue fluir e geralmente o problema está nelas. A varicocele é semelhante ao que acontece nas varizes dos membros inferiores.

Esses defeitos valvulares fazem com que as veias não sejam capazes de garantir o fluxo do sangue durante o retorno venoso, levando à estagnação ao redor do cordão espermático.

Além de aumentar a pressão nessa estrutura e, consequentemente, a temperatura interna da bolsa testicular, o acúmulo de sangue venoso no interior dos testículos também aumenta a toxicidade local, já que uma das funções do retorno venoso é a remoção de produtos metabólicos resquiciais das diversas estruturas do corpo.

Varicocele provoca infertilidade masculina?

A varicocele oferece risco de infertilidade masculina, mas de forma mais recorrente nos casos sintomáticos, especialmente se o tratamento não for feito. Ainda assim, a correção da varicocele pode ajudar a restaurar a fertilidade, dependendo do caso.

A infertilidade derivada da varicocele está correlacionada principalmente ao aumento na temperatura interna da bolsa testicular e, consequentemente, dos testículos – glândulas sexuais masculinas e também o local onde acontece a espermatogênese.

A espermatogênese é o processo de formação dos espermatozoides, sob ação da testosterona e das gonadotrofinas hipofisárias, que acontece no interior dos túbulos seminíferos, localizados nos testículos. O ambiente interno da bolsa testicular deve contar com uma temperatura menor que a média corporal, para que a espermatogênese aconteça sem maiores problemas.

Com o aumento da temperatura testicular, provocado pela varicocele, a espermatogênese diminui drasticamente, chegando até mesmo a deixar de acontecer, compondo um quadro geral de azoospermia não obstrutiva.

A varicocele é uma doença progressiva, ou seja, o quadro geral tende a agravar-se com o passar do tempo, caso o diagnóstico e o tratamento adequados não sejam realizados. Assim, a infertilidade decorrente da varicocele pode ser temporária, caso tratada a tempo, ou permanente, se a intervenção médica demorar a acontecer.

Como identificar a varicocele?

Sintomas da varicocele

A suspeita da varicocele é feita inicialmente com a investigação dos sintomas e de outras características do paciente. Isso é feito na primeira consulta – que também busca antecedentes familiares da doença, que pode ser hereditária.

De forma geral, os sintomas da varicocele são:

No entanto, dependendo do grau de gravidade da varicocele – identificado pela manobra de Valsalva –, o conjunto de sintomas manifestados pode ser bastante específico. A maioria dos casos de varicocele é assintomática.

Exames para o diagnóstico da varicocele

A manobra de Valsalva é parte do exame clínico específico para investigação da varicocele e pode ser feita também na primeira consulta, sem necessidade de qualquer equipamento. Nesse exame, o homem deve ficar em pé e soprar com certa força, mantendo boca e nariz tapados.

A força e a pressão da respiração contida se refletem, pelo diafragma, na região pélvica do abdômen e, consequentemente, chegam até os testículos. A manifestação de sintomas decorrente desse procedimento indica a presença da varicocele e pode dar sinais sobre o grau de acometimento da doença:

  1. Grau I: os sintomas não são espontâneos e só podem ser percebidos com a manobra de Valsalva;
  2. Grau II: o aumento e a hipersensibilidade testiculares são observados com palpação, sem a necessidade da manobra;
  3. Grau II: sintomas e alterações (como veias varicosas) são visíveis a olho nu e constatados sem palpação ou a manobra de Valsalva.

Após a primeira consulta e o pré-diagnóstico realizado com a manobra de Valsalva, podem ser solicitados o espermograma e a ultrassonografia testicular com Doppler, um exame específico para varicocele porque avalia a circulação sanguínea da região.

O espermograma mede os parâmetros seminais pela análise de uma amostra de sêmen, obtida por masturbação, inclusive a contagem e a concentração de espermatozoides, que interessa ao diagnóstico da varicocele, pela possibilidade de confirmar um possível quadro de azoospermia (ausência de espermatozoides do sêmen) ou oligozoospermia (redução da quantidade de espermatozoides no sêmen).

Já a ultrassonografia com Doppler, por ser capaz de fornecer imagens em tempo real da circulação sanguínea testicular, ajuda a identificar as veias varicosas, o que fecha o diagnóstico para varicocele.

Como é a cirurgia de correção da varicocele?

A varicocele assintomática é comumente abordada de forma expectante, com monitoramento das veias varicosas e do aparecimento de outros sintomas, pela realização de exames numa frequência definida pelo médico.

Contudo, aos casos sintomáticos, principalmente quando há infertilidade, pode ser indicada a correção da varicocele, um procedimento cirúrgico relativamente simples, cujo objetivo é interromper o trajeto das veias varicosas e restabelecer a normalidade da circulação local dos testículos.

Varicocele e reprodução assistida

Normalmente a correção da varicocele é capaz de restaurar a fertilidade masculina, principalmente se realizada logo – o que pode ser confirmado com a repetição do espermograma.

No entanto, é possível que mesmo após a cirurgia o casal ainda encontre dificuldades para engravidar e possa receber indicação de reprodução assistida.

Como a infertilidade decorrente da varicocele é resultado de um quadro de azoospermia não obstrutiva, a única técnica recomendada é a FIV (fertilização in vitro), que permite a recuperação espermática, ou seja, a coleta de gametas masculinos diretamente dos testículos e dos epidídimos.

Ainda restam dúvidas sobre a varicocele e suas consequências para a fertilidade masculina? Então toque no link e saiba mais sobre o assunto.

3 1 vote
Article Rating

Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments