Agendar Consulta | (11) 94007-6113
Fechar
Icone Newsletter
Inscreva-se na nossa newsletter

Inscreva-se e receba em primeira mão novidades e materiais exclusivos sobre Reprodução Humana produzidos pela Dra. Fernanda Valente.

Fique tranquilo que o seu e-mail estará a salvo conosco. Nós também não gostamos de SPAM!
Nome completo:
Hidrossalpinge: saiba tudo sobre a doença

Como calcular o período fértil?

29


O ciclo menstrual é um importante indicador da saúde da mulher em idade fértil. Se a menstruação vem em intervalos regulares, significa que a ovulação está ocorrendo normalmente. As menstruações regulares também são fundamentais para que a mulher saiba quando é o seu período fértil, importante para quem quer engravidar.

Para calcular o período fértil, primeiro é preciso entender como funciona esse ciclo do organismo feminino e qual a sua duração. O ciclo menstrual tem, em média, 28 dias. É normal, porém, que esse tempo varie entre 21 e 35 dias. Quando, no entanto, varia de um mês para o outro, a mulher tem ciclos irregulares, o que dificulta o cálculo do período fértil.

Neste texto, vamos explicar como calcular o período fértil, tanto em ciclos regulares como irregulares. Confira!

O ciclo menstrual e suas fases

O ciclo menstrual envolve um mecanismo complexo, influenciado pela mudança nos níveis de hormônios produzidos pelo corpo feminino. Esse processo pode ser dividido em três fases. Entenda o que acontece com o organismo da mulher em cada uma delas:

Fase folicular

O início de cada ciclo menstrual é marcado pelo primeiro dia da menstruação. Na primeira etapa, portanto, conhecida como fase folicular, os níveis dos hormônios estradiol e progesterona estão baixos, o que leva o endométrio (mucosa que reveste o útero e estava preparada para receber um embrião) a descamar e ser eliminado no sangramento menstrual.

É nessa fase também que o organismo produz um outro hormônio, chamado folículo-estimulante (FSH), que faz com que os folículos ovarianos cresçam. A partir de certo momento, apenas um folículo continua a crescer – chamado dominante –, para que apenas um óvulo seja liberado. Caso contrário, a chance de gestação múltipla, que oferece riscos para mãe e bebê, seria maior.

Fase ovulatória

Essa fase ocorre na metade do ciclo – considerando um ciclo de 28 dias, ela seria no 14º – e consiste na liberação do óvulo já maduro, que segue por uma das tubas uterinas em direção ao útero, pronto para ser fecundado por um espermatozoide.

É esse, portanto, o melhor momento para quem deseja engravidar. Se a fecundação não ocorrer, o óvulo é absorvido pelo organismo e tem início a última fase do ciclo menstrual.

Fase lútea

Na fase lútea, que ocorre após a ovulação, os níveis dos hormônios luteinizante e FSH baixam e o corpo-lúteo (folículo que liberou o óvulo na fase anterior) passa a produzir progesterona. Esse último hormônio é responsável por estimular o desenvolvimento do endométrio, preparando o útero para receber um embrião e iniciar a gestação.

Caso o óvulo não seja fecundado, a produção de progesterona e estradiol diminuem, dando início a mais um ciclo.

O que é o período fértil

O período fértil é definido como os dias do ciclo menstrual em que a mulher tem maiores chances de engravidar se tiver relações sexuais. É um momento de atenção, portanto, tanto para as mulheres que não têm a intenção de engravidar, como para as que estão planejando ter uma gestação.

Para isso, é importante saber quando ele acontece, e isso varia de mulher para mulher, conforme o ciclo menstrual de cada uma e suas variações. Veja como calcular.

Como calcular o período fértil em ciclos regulares

Uma mulher é considerada com ciclo menstrual regular mesmo que ele varie alguns dias. Portanto, caso você tenha ciclos regulares, as dicas para calcular o seu período fértil são:

Conte 14 dias a partir do início da menstruação. Esse é o provável dia da ovulação, pois é exatamente quando ela ocorre em um ciclo de 28 dias;

Para calcular o seu período fértil, considere três dias antes e dois dias depois. Isso porque o óvulo tem uma sobrevida de cerca de 24h e os espermatozoides podem sobreviver por até três dias no organismo feminino.

Dessa forma, caso você queira engravidar, é aconselhável intensificar a atividade sexual do 11º ao 16º dia a partir do início da menstruação.

Como saber o período fértil quando a mulher tem ciclos irregulares

Quando a mulher tem ciclos irregulares, não há uma forma de saber exatamente quando será a ovulação e, consequentemente, o período fértil. Sendo assim, é recomendável que ela fique atenta a alguns sinais do corpo que podem indicar a ovulação:

Dor ou desconforto no baixo ventre, próximo a um dos ovários, que pode durar alguns minutos ou horas;

Aumento da libido, causado pelos altos níveis de hormônios no corpo da mulher;

Muco cervical menos espesso e mais transparente, pois dessa forma o organismo procura facilitar a condução dos espermatozoides até o óvulo.

Saber identificar o período fértil é muito importante para aumentar as chances de concepção. Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira se aprofundar mais no assunto, recomendamos a leitura de um outro conteúdo do nosso site.

É só tocar aqui para mais informações sobre o cálculo do período fértil e o funcionamento do ciclo menstrual. Boa leitura!

0 0 votes
Article Rating


Compartilhe:

Facebook Whatsapp Linkedin

Último Post:


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments